sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Tecnologia

Bem, está na hora de explicar umas coisas sobre a tecnologia e como é que esta funciona aqui! Bem, como hei-de explicar isto por forma a todos perceberem, mesmo aqueles que não percebem nada de fisica. Ora, sem seguir um caminho demasiado técnico, sem começar a explicar o processo da velocidade da luz, da transmissão do sinal através de reflexões sucessivas ao longo do cabo....bem, a tecnologia aqui....NÃO FUNCIONA!!!!
E basicamente é isso. A Internet tem períodos que deve estar cansada e como por magia entra de férias durante 2 ou 3 dias! Quando finalmente regressa das Seychelles vai a luz abaixo!!! E eu na minha inocência e com a vontade e pro-actividade que me caracteriza, chamo um amigo e vamos os dois à procura de uma loja de ferragens, comprar 5 quilos de pó de electricidade, sempre dava para umas horas. Chegamos lá, diz que tem pó de electricidade, mas como não levávamos um saco de plástico para o levar, não nos vendia!!! Voltamos a casa, fomos buscar um saco bem forte e quando voltámos à loja já não havia pó!!! Venderam tudo!! Nem 100 gramas!! Ora que chatice!! Pronto, não havia tv, lá tivemos de ir correr!!
É uma vida dura, mas se fosse fácil, não me tinham mandado a mim!!!
Ciao

domingo, 7 de novembro de 2010

mais uma maravilha da natureza..e pesada!!!!

Palavras para quê, já me viram bem esta besta!!!
O nível do mar deve ter descido depois do volume que este gajo ocupava ter sido removido, directamente para a nossa arca congeladora!!!é assim, é menos um a comer sardinhas e camarões!!portem-se bem e comam peixe!!!! (que eu não tenho outro remédio)

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

salama!!!!


Após muito tempo afastado destas nossas crónicas numa antiga colónia...VOLTEI! quer dizer voltei se conseguir uploadar uma foto em menos de 24horas, porque senão volto a desistir!! mais vale tentar encher um pneu de um camião a boca do que fazer um upload de uma foto neste lugar longínquo! mas prontos!Vou tentar então transmitir uma ideia fantástica que tive... senão pensem (pode ser difícil, mas façam um esforço) Problemas actuai: poluição, crise financeira, combustíveis em menor quantidade e mais caros, meus senhores e minhas senhoras, vejam a nova forma de transportar animais!!!!! voilá!!!!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Coisas impecaveis

Boas caros cidadãos do mundo!
É verdade, ainda cá estou, e apareci hoje aqui, na esperança de a internet ter uma velocidade superior a um cágado a fazer macha-atrás! Tive sorte! Razão pela qual deixo mais algumas fotos...O amanhecer no meio de nenhures...A ameijoa gigante a bulhão-pato...o pôr-do-sol...o imbundeiro, uma árvore protegida por um "hotel de térmitas", é enorme!!!
Mbaca ora equina! (até outra hora)

terça-feira, 27 de julho de 2010

voltei

Antes de mais, as minhas mais sinceras desculpas àquelas pessoas que até perdem um segundo ou dois (enquanto esperam que uma página abra) a ver este blog! A verdade é que entre viagens a Portugal e o facto de já não haver net neste c.. de Judas à cerca de 3 semanas, não me facilita a realização de posts!
Mas, voltei e para começar vou já mostrar como anda a nossa machamba! não se esqueçam que se trata de uma horta que começámos há cerca de 4 meses, com SEMENTE!!!!!não é plantado, é semeado! Meus senhores aqui está!!! Couves, alguma alface e salcentro (salcentro é uma mistura de salsa e coentros, é que semeámos muito proximos e agora não se consegue distinguir muito bem!!lol!Até uma erva daninha aqui nasceu e nem sequer a semeei.!!!!lol

terça-feira, 1 de junho de 2010

Praia da rocha em Moçambique

Salama, cocherelia (tudo bem, amanheceram bem)??
Pessoal, hoje vou mostra-vos o Algarve Moçambicano. PEMBA, pesquisem, sim, porque eu não estou para trabalhar por vocês! Era o que mais faltava!!

a piscina é fantastica, não é????
mas não era para usarmos, era num hotel perto que fomos visitar!!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

transportes...

Salama!
Bem hoje vou falar de uma cena fantástica aqui. O pessoal anda muito a pé! Geralmente até parece que andam que se farta, mas ninguém faz ideia de onde andam nem para onde vão! Devido às dificuldades económicas que se fazem sentir por estas bandas, o povo transporta várias coisas nessas suas viagens incompreensíveis! E transportam tudo à cabeça!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

CHAPA

Bem, caros amigos desde já as minhas desculpas pela ausência, mas são inconvenientes de países longínquos. Imaginem que a fibra óptica, que atravessa o mar para chegar aqui, teve uma ruptura num local mesmo no fundo do mar! Suspeita-se de um canguru que estava a atravessar uma calçada portuguesa que um calceteiro marítimo tinha feito no séc. passado e tropeçou!! lol
Mas agora está resolvido!!
hoje venho falar-vos dos meios de transporte mais utilizados por cá!! o CHAPA!!! e o que é o chapa??? perguntam vocês!!!!!(pronto, vou esperar que perguntem).
Não tenho paciencia!! um chapa não é mais que uma carrinha, de qualquer tipo, mas geralmente toyota hiace, ou mitsubishi canter(versão descapotável), que precorre as várias ruas da cidade, carregada até a capota!!!
E basicamente é isso!! Chama-se chapa, eu gosto de chamar...lata de sardinhas!!!mas pronto!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

peixe, peixe, peixe, peixe!!!!!

Caros ignorantes, ou não!! Eu pelo menos sou, em relação ao que vos vou mostrar!!! Por um acaso algum dos ilustres visitantes deste blog alguma vez viu um peixe com dentes?????(e o tubarão não é um peixe), e mais, é um peixe que fala e voa????
Ora aqui está!!! peixe papagaio!!! e tem dentes, garanto-vos! O animal é bem-disposto, já viram, está morto, vai ser comido e ainda se ri como ninguém!!!
Olhem este sorriso lindo!!!!fiquem bem!

domingo, 11 de abril de 2010

Machamba


Boas, como aqui a terra é espectacular para tudo, inclusive tratamento dérmico, experimentei trazer algumas das maravilhas ocidentais (sementes) para fazer uma machamba (nome utilizado para descrever uma horta, este pessoal arranja cada nome!!!). Vinha com a ideia do farmville do facebook, que quererm??? Já agora não se esqueçam de me dar umas cenas para o meu celeiro!:)
Bem, então para fazermos a machamba era preciso cavar terra...com uma enchada de 1,19cm! E fazer uma cerca de bambu para evitar que os nossos unhalapas (cães no dialecto macua) façam as suas necessidades maiores na horta!!!
E aqui estão algumas fotos de eu, o Neto e o António a trabalhar a sombra da mangueira!! Mas ficou fixe ou não?!?!!?
E agora vou tirando fotos para irem acompanhando a nossa machamba, tipo farmville!!:)
Aguardem!!

terça-feira, 6 de abril de 2010

tudo ao contrário...

Ena pá, pessoal ouçam lá estas cenas daqui, sim, porque isto só deve acontecer neste país, são situações engraçadas...
1º: Quando vocês questionam na negativa alguém, esse alguém responde na positiva! Por exemplo:
EU - Não tens mais pão?
MOÇO - Sim!
EU - Então dá lá mais 4!
MOÇO - Mas eu não tenho mais!!!
Percebem, ele responde sim, não tenho mais pão! Este pessoal é que tá correcto!!! De certeza!
Outra cena é o facto de a água aqui, ao entrar dentro de um ralo, gira no sentido inverso do hemisfério norte! Pela minha saúde, eu vi!! Este país é impecável, cheio de coisas novas!!!

terça-feira, 30 de março de 2010

Junta Autónoma de Estradas

Como já vos tinha dito, aqui estamos cheios de calor, com um sol insuportável e sem prévio aviso, surge uma baldada de água que ninguém aguenta, e abrigam-se logo. Estão as ruas cheias de pessoal e num instante fogem para as tocas, como se estivessem a chover poias de animais de grande porte. Este pessoal tem mais medo de chuva que da ASAE (esperem, é porque não existe aqui disso...).




E quando surgem essas chuvadas descomunais, as estradas, alcatroadas com lama, transformam-se numa fatia de queijo emmental, após ser atacada por 3952 ratos pequeninos. Em resumo, fica literalmente uns buracos com 12,63% de estrada. Estes buracos servem mesmo para muita coisa, inclusive, a banhóca! Mas como são incomodos para o transito, a camara manda fechar! Mas como? Com terra! AH!!!!! Tou a perceber....então, o ciclo é, chove, faz buraco, o buraco enche de água, a água seca, fica o buraco, o buraco é cheio com terra....ou seja a estrada vai aumentando de altura...por isso é que as casas ficam com um mar de agua nos jardins...a agua sai da estrada e entra nas casas, que vão ficando mais baixas que a estrada...tá certo! Bem, é de louvar, pelo menos em tempo de chuva as estradas são alcatroadas umas 4 vezes por semana, onde é que isto acontece em Portugal???!!!

quarta-feira, 24 de março de 2010

bolas, moço...

Como vos disse anteriormente, encontro-me em Moçambique. Águas temperadas pró quente, carregadinhas de peixe!!! Peixe esse que comemos sem cessar, uma vez que a carne aqui escasseia. Escasseia tanto, que posso dizer em grande exagero que ja comi aqui mais animaizinhos aquáticos em 3semanas, que em 3meses em Portugal! Só não como peixe ao pequeno-almoço porque ainda não arranjaram peixe de barrar no pão, mas deve faltar pouco!
Os peixes aparecem-nos à porta de casa, dentro de cestas carregadas por vendedores (sim, porque estes peixes não conseguem andar fora de água, tropeçam muito nos cocos espalhados pelo chão!), com o objectivo de serem por nós adquiridos em troca de uma pequena fortuna (+ou-1euro ao Kg). Ontem apareceu, pela primeira vez, um peixe que trazia dois gajos agarrados. Sim, o peixe é que trazia os dois moços, e não o contrario, porque acredito que seja mais pesado que eles!!!! Caros leitores, alvejam este pedaço de maravilha com nada mais, nada menos que 21,5Kg de Garoupa, Seguro num esforço imenso por estas pessoas ( de cima para baixo; Heitor, Jenito, não sei mas invento "Anacleto" e  Eduardo)... e em todas as fotos, como atriz principal, ou actor (não sei o sexo), A GAROUPA! trudilu...

segunda-feira, 22 de março de 2010

sábado, 20 de março de 2010

escolinha....

Aqui tenho bastante contacto com a população, entre outras ocasiões, quando vou às compras. E tento sempre meter conversa com os habitantes. A maioria dos vendedores do mercado local
 são crianças entre os 12 e os 16 anos, e quando pergunto se só fazem a vida de vendedores, respondem logo: "Não, vou na escola!", eu penso, ainda bem, ao menos o pessoal preocupa-se com a educação. Mas assim como há vendedores mais novos, também há mais velhos (45-50anos), e pergunto a esses:"então e depois do mercado, dormir ah!?", e eles respondem:"Não, vou na escola". Epá, fiquei fascinado, o pessoal aposta mesmo na educação, espetaculo! Mas ao repetir a pergunta uma e outra vez a diferentes pessoas, de varias idades, e todos a dizer que vão a escola é estranho!!!!! Mas afinal anda tudo na escola?!?!?! Do petiz ao graúdo?!?!? Se calhar a "escola" é um bar qualquer, ou algum centro comercial...só pode, toda a gente lá vai! Afinal a escola é mesmo uma escola! Onde se aprende a ler e a escrever, etc. Agora a duvida é, como é que este pais pode andar mais depressa se o pessoal ainda tá a aprender!!! E horários escolares, quais são?!?! Vais de manhã, a tarde, tens que disciplinas? Como coordenas a vida escolar? Resposta: "O que é isso de Horário????"
Tenho dito!

quinta-feira, 18 de março de 2010

E chuva???



Uma coisa que me fascina nestes países tropicais, é a facilidade que eles têm em nos trocar as voltas...primeiro conduzem em contra-mão (falaremos mais a frente disso), e depois, estamos em Março, está um sol do caraças....e de vez em quando vem uma chuvada...mas uma chuvada aqui é significado para Noé construir outra Arca, é com cada baldada de água, que é vê-los a correr pelas ruas! Ruas essas, alcatroadas com areia e barro, que se transformam em piscinas atravessadas com um pouco de estrada! Agora, eles metem-me uma inveja do caraças, quando após a chuva passar se metem todos dentro das poças a banharem-se loucamente como se não houvesse amanhã! E sempre a curtir! Pode-se ainda lavar a roupa e brincar às barragens... Mas que me ficou a apetecer experimentar aquela pocinha, ficou! E para as meninas, deve ser óptimo, tratamento de beleza à porta de casa, esfoliante e reafirmante para a pele, vulgo "LAMA". Resumindo, a alegria destas pessoas, por vezes com tão pouco é uma terapia de choque para quem tanto se queixa...
Mas que me ficou a apetecer....ficou!


quarta-feira, 17 de março de 2010

vamos continuar no marisco..

Como vos dizia ontem, o marisco é realmente fascinante, e as baleias também, mas lagosta, bonita, boa, fresquinha que ainda vem a dar as patinhas por uma bagatela.....nunca tinha visto senão aqui!!!E isso é muito bom para meter inveja ao pessoal de Portugal! É que são mesmo enormes, e bonitas!!!E melhor de tudo, são deliciosas!
A minha única tristeza enquanto saboreio este pitéu, é a falta que me faz uma mini fresquinha...E mini só SAGRES. Por hoje é tudo, fiquei com sede, tenho de ir beber água tónica, por causa da malária. Fiquei deprimido, com sede e deprimido....água tónica, mas como conseguem beber aquilo....xau

terça-feira, 16 de março de 2010

ai ai marisco...

Vou esclarecer o endereço do blog aos leitores em vários capítulos...
Eu tenho um fascínio pelos animaizinhos de casca dura que se arrastam pelas aguas quentes, e que ficam rosadinhos após uma permanência curta num jacuzzi temperado com sal, piri-piri e cebola! Principalmente aqueles a quem chamam "tremoços do mar"! Caros leitores, eu sou capaz de afirmar que tinha inveja das baleias, por ser este o seu prato habitual! Comem marisco, e não pagam!!!!!"Por isso o custo elevado desta iguaria, há pouco devido às baleias." (palavras de um sábio amigo)
 Nunca pensei é que esse fascínio se alargasse até esse bicho enorme e chamado lagosta. Nunca pensei, talvez porque também é um prato com acesso reservado, VIP portanto. E este capitulo terminou...amanhã há mais! ou não, nunca se sabe o estado mental, a capacidade argumentativa e a inspiração do autor!!!!!(esta frase parece um pouco cócó, epá não sei se me vai apetecer escrever, prontos!) Olhem, voltem sempre!

segunda-feira, 15 de março de 2010

Preliminares....

Antes que comecem com ideias menos próprias, sórdidas e de cariz sexual, devo informar que de nada disso se trata!!Pronto e é só isso!

Não, esperem, ainda não disse o que queria!!!
Estou em MOÇAMBIQUE! Agora sim, são apenas estas letras que queria preliminar-vos!!
É importante para o enquadramento das mensagens que se podem seguir, podem ou não, porque eu ainda não sei o que hei-de, ou se vou alguma vez escrever!vamos ver.
É tudo!